quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O conde Maurício de Nassau

Johann Moritz von Nassau-Siegen nasceu no dia 17 de junho de 1604 no castelo de Dillenburg, perto de Siegen, centro-oeste da Alemanha.

Era o 13º filho de Johann von Nassau-Siegen e o primogênito da sua segunda esposa, Margaretha von Schleswig-Holstein, nobre da Dinamarca.

Foram seus padrinhos o avô materno, duque Johann von Schleswig-Holstein e o primo do seu pai, Moritz Oranje-Nassau, filho de Guilherme I, "O Taciturno" (Willem I, de Zwijger), príncipe de Orange.

Aos dois anos, Nassau e sua família mudam-se para Siegen. Ele estudou na Basileia, Genebra e Kassel. Em 1620 ingressa no exército das Províncias Unidas (Holanda, Frísia, Guerlândia, Utrecht, Zelândia, Overrissel e Groeninga) com o posto de alferes.

Foi promovido a capitão em 1626, a tenente-coronel em 1629 e a coronel em 1633.

Seu maior feito militar antes da vinda para o Brasil foi a tomada da fortaleza de Schenkenshans numa ilha do rio Reno, último reduto dos espanhóis na Alemanha.

Existe certa confusão entre os nomes de Maurício de Nassau-Siegen e o do seu primo e padrinho Maurício de Orange-Nassau de quem inclusive recebeu o nome como homenagem. Este primo também distinguiu-se como militar, sendo responsável pela reforma do exército holandês com a introdução das primeiras armas de fogo em larga escala e a profissionalização dos oficiais.

Após sua volta para a Europa, Maurício de Nassau-Siegen fica conhecido como Nassau, o Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário