quarta-feira, 21 de abril de 2021

Relação de Francisco de Brito Freire

Tomou-se a resolução de intentar o Recife, vila de dois mil vizinhos, posta no areal de uma praia tão apertada, que rebatendo as ondas com fortes reparos de madeiros e navios velhos, para acrescentarem o lugar, a alargaram os holandeses, costumados a defenderem a terra contra a violencia do mar, no sitio parecido a este de seus paises. Goza de ceu benigno, saudavel, em altura de oito graus da banda do sul. Ao sul tem a cidade Mauricea mais como bairro apartado que como povoação diferente, por compreender-se no Recife, cabeça do governo e do comercio; distante so enquanto faz caminho ao Rio Beberibe, que vadeia uma hermosa ponte, pela qual (levantando o assento de madeira) passam navios a ancorarem e a dar fundo.

O Beberibe que corre a vila de setentrião ao meio dia, se aparta aqui em dois braços, com um girando em torno de Mauricea a deixa ilha; com outro prosseguindo junto ao Recife, entra ao levante no oceano que o lava por esta parte, onde se estende estreito e dilatado, o recife de pedra que lhe da nome, descobrisse nalguns lugares, noutros quebram neles as aguas, entre o qual e a vila, fica abrigo e surgidouro para muitas embarcações, com barra dificultosa as de alto bordo. So ao norte continua com a terra firme por uma ligua de areia que se alarga menos de quarenta passos do rio ao mar.

 Às grandes comodidades de sitio, igualam as defensas da arte. Dividem-se por todas as partes dezoito fortes guarnecidos de muita artilharia e obrados com perfeição, nos postos mais comuns fora da praça. Ve-se esta coberta de trincheiras, diques, e plataformas ao moderno: torres e casas fabricadas tão curiosamente que mostram bem o vagar de vinte e quatro anos que a edificarão os holandeses, criando a outra patria com casais, familias e judeus moradores.


Parte do documento de 29 de janeiro de 1654 enviado ao Rei D. João IV e redigido pelo Capitão Geral da esquadra da Companhia de Comércio do Brasil que chegou ao Recife em dezembro de 1653 para sitiar a cidade por mar e permitir o assalto final às tropas da WIC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário