sábado, 9 de março de 2019

A Ilha de Itamaracá


Itamaracá, 40 km ao norte do Recife, está registrada no início da história do Brasil, sendo colonizada a partir de 1516 pela construção do primeiro engenho de açúcar da América Portuguesa. Pero Capico, chegado na expedição de Cristovão Jaques, havia sido designado como capitão do litoral brasileiro pelo Alvará Régio de D. Manuel I. Outros portugueses teriam chegado à Ilha de Itamaracá por acaso devido a naufrágios na costa pernambucana.

O nome Itamaracá vem do Tupi-guarani e significa pedra que canta.  

O primeiro núcleo urbano da ilha estava localizado no alto de um lugar elevado, característica da colonização lusitana. Era a Vila de Nossa Senhora da Conceição, depois Vila Velha, na parte sul de Itamaracá e onde estava instalada a capela de Nossa Senhora da Conceição, que existe até hoje.

Em 1631 as tropas da WIC chegam até a ilha e constroem uma fortificação na extremidade sudeste de Itamaracá para controlar a entrada do Canal de Santa Cruz, que separa a ilha do continente, o Forte Orange, denominação em homenagem à Casa de Orange, da família real holandesa.

Apenas em 1633 os neerlandeses tomam a Vila Velha, denominando-a então de Vila Schkoppe, nome do comandante, o alemão Sigmund von Schkoppe. O Forte Orange é reforçado com artilharia.

Vários combates tiveram lugar na Ilha de Itamaracá, tendo sido aventada a possibilidade de transferência da capital do domínio neerlandês para aquele local devido à abundância de água potável e madeira. Da ilha partem ataques contra Igarassú e Goiana.

Em setembro de 1645, em prosseguimento à Insurreição Pernambucana, os luso-brasileiros atacam Itamaracá, mas são contidos pelos homens da WIC no local e por reforços vindos do Recife. Os insurretos recuam para Igarassu e depois seguem para a Várzea. Em abril de 1646 outra tentativa de expulsar os neerlandeses é fracassada, com muitas baixas nos insurretos. Em junho do mesmo ano os luso-brasileiros conseguem desembarcar 2.000 homens na ilha. Os holandeses abandonam a Vila Schkoppe e concentram-se no Forte Orange. Em julho, os invasores recebem reforços no Recife vindos da Europa e os insurretos abandonam Itamaracá temendo ataque pelos holandeses. Destroem as fortificações e levam os armamentos.

Em janeiro de 1654 os neerlandeses rendem-se no Recife, assinando um tratado em que devolviam todos os locais conquistados no Brasil.

O distrito de Itamaracá foi criado em 1866, tornando-se cidade em 1959, quando foi desmembrada de Igarassu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário