terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Fernando de Noronha

O arquipélago de Fernando de Noronha foi descoberto em 24 de junho de 1503 pelo cristão-novo de mesmo nome que saíra de Lisboa em maio. Pelo dia da descoberta os marujos deram-lhe o nome de São João, mas os judeus mudaram-no depois para o do próprio comandante, Fernando de NoronhaEssa ilha, bem como vários trechos da costa brasileira, havia sido visitada e descrita por navegantes holandeses desde o início do século XVII. Esses relatos serviram de guia para a frota que invadiu Pernambuco em 1630:

A ilha de Fernando de Noronha mede entre 2 e 2¹/² milhas por aproximadamente 3/4 milhas. O lado meridional fica aberto e desprotegido contra os ventos de Leste e Sudoeste, e está inteiramente flanqueado por rochas e recifes, de modo que nem na monção do Nordeste será possível ancorar lá os navios.

Um pouco para o oeste está o embarcadouro, parcialmente rochas baixas que caem secas na baixa-mar, contra o qual podeis amarrar o barco sobre uma braçada de água para meter lastro. Ao leste do embarcadouro sai um riacho na época das chuvas. Ao oeste do embarcadouro está o lugar da aguada, que está ligada a terra como península por uma faixa estreita de 18 ou 20 pés.

A ilha começa a mostrar-se de uma distância afastada, apresenta-se como uma torre ou vela, porque só o pico ou monte íngreme se mostra antes das demais partes. Aproximando-se mais um pouco distingui-se um monte ao lado ocidental do pico, que juntos fazem a impressão duma igreja com sua torre.


Capitão Dirck Symonsz

1628

Nenhum comentário:

Postar um comentário