sábado, 11 de fevereiro de 2012

A Rendição Holandesa

Em 26 de janeiro de 1654, às 23:00 hr, os comandantes holandeses assinaram na Campina do Taborda o termo de rendição de suas tropas bem como a devolução de todas as suas conquistas no Brasil.

Comemorando o feito, o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano proferiu discurso destacando o significado da data:

...Festejamos, hoje, senhores, um duplo anniversario: o da installação do Instituto Archeologico e Geographico Pernambucano, e o da cessação do ominoso dominio hollandez nesta e em outras provincias do norte do Brasil.

O primeiro -o da fundaçao do Instituto- recorda o esforço de alguns pernambucanos benemeritos que entederam congregar-se em torno do glorioso estandarte das nossas tradições, e conseguiram erigir este templo, onde, durante vinte e cinco annos, temos vindo pagar o tributo de nossa fé civica, fazendo a apotheose do passado e glorificando os que trabalharam e morreram pela patria. O segundo -o da restauração de Pernambuco- recorda a seu turno, a inolvidavel empreza daqueles grandes patriotas do seculo XVII, que de 1630 a 1654, sacrificaram-se dia a dia, hora a hora, minuto a minuto, na reinvidicção desta terra que lhes haviam usurpado, e despenderam o seus cabedaes, a sua saude, o seu sangue, as suas vidas na elaboração do futuro nacional.

Senhores, depois do dia 7 de setembro de 1822, precedido do dia 6 de março de 1817, não ha para esta provincia outro que mereça ser tão festejado como o 27 de janeiro de 1654.

Não foi, pois, unicamente a nossa provincia que logrou subtrahir-se ao jugo estrangeiro; toda a immensa porção do território, que abrange as provincias da Parahyba, do Rio Grande do Norte, Ceará e da actual das Alagoas até a margem esquerda do Rio S. Francisco, foi redimida comnosco e deve a sua existencia politica de hoje aos inarraveis esforços dos patriotas que a 27 de janeiro de 1654 penetraram n'esta cidade.


27 de janeiro de 1887.
Dr. João José Pinto Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário