domingo, 11 de março de 2012

O Palácio da Boa Vista

Após a construção de sua residência oficial, o Palácio Friburgo também conhecido como Palácio das Torres, localizado na atual Praça da República, o Conde Maurício de Nassau resolve levantar outro prédio, este para servir como sua residência privada.

Nassau escolheu um local às margens do Rio Capibaribe com vista para o poente, onde segundo Barleus em seu livro Rerum per octenium in Brasilia... "a mãe natureza apresentava ali todos os encantos que aprazem aos mortais e todos os atrativos de uma vida mais tranquila. Em nenhuma outra parte encontravam os mais ocupados prazeres iguais aos dali. Naquele remanso, descansava Nassau, rodeado pela vista das suas construções e longe da pátria. Contemplava astros nunca vistos pela sua Alemanha e admirava a constância de um clima dulcíssimo."

De acordo com desenho de Frans Post o Palácio da Boa Vista, Schoonzit em holandês, assim denominado por Nassau, era um prédio quadrangular de dois pavimentos com pequenas torres em cada canto encimadas por telhados agudos. Na parte central existia uma torre maior dotada de um mastro com bandeira. Nassau ainda mandou construir uma ponte em frente ao palácio ligando-o ao continente. Hoje, aproximadamente no mesmo local, existe a Ponte 06 de Março.

Durante o cerco final dos luso-brasileiros ao Recife, o Schoonzit foi fortificado para servir como ponto de defesa. Após a Restauração Pernambucana, o prédio foi doado à Ordem Carmelita que lá instalou um hospício, uma capela e posteriormente o Convento do Carmo.

O atual bairro da Boa Vista tem seu nome graças àquele palácio do Conde de Nassau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário