domingo, 29 de janeiro de 2023

Torre Malakoff

Em 1853 teve início a Guerra da Crimeia, península ao norte do Mar Negro. Em outubro daquele ano as tropas do czar russo Nicolau I invadiram territórios controlados pelos turcos otomanos. Para combater os invasores foi formada uma aliança entre o Império Otomano, França, Inglaterra e o Reino da Sardenha (atual parte da Itália). O conflito durou até março de 1856.

A principal batalha da guerra foi travada em Sebastopol, sede da marinha russa no Mar Negro. As tropas combinadas francesas, britânicas e piemontesas cercaram a cidade e após a queda do reduto de Malakoff para as tropas francesas, em 09 de setembro de 1856, a cidade de Sebastopol foi tomada.

A Torre Malakoff, situada na Praça do Arsenal, junto ao Porto do Recife, fazia parte do Arsenal da Marinha, segundo decreto provincial de 01 de janeiro de 1834, tendo sido seu projeto arquitetônico criado em 1837. Sua construção foi iniciada em 1853 com o nome de Portão Monumental e Observatório Astronômico. Na época, o Diário de Pernambuco fazia uma extensa divulgação dos combates da Guerra da Crimeia e notadamente do cerco da fortificação de Malakoff em Sebastopol. Os pernambucanos então batizaram com o nome de Torre Malakoff o prédio de 30 metros de altura, o mais alto da cidade à época, que utilizou material retirado do antigo Forte do Bom Jesus, símbolo da resistência aos invasores holandeses no século XVII.

Com a Proclamação da República em 1889, a Marinha do Brasil desativou os Arsenais do Pará, Pernambuco e Bahia, concentrando-os no Rio de Janeiro. As reformas e ampliações do Porto do Recife foram modificando os prédios do Arsenal, restando apenas a Torre Malakoff.

A torre foi ameaçada de demolição algumas vezes, sendo defendida em campanhas lideradas por Gilberto Freyre, Anibal Fernandes e Varella Quadros, além do IAGHP – Instituto Arqueológico, Geográfico e Histórico de Pernambuco.

Originalmente a torre tinha a cúpula giratória metálica que abrigava instrumentos astronômicos e abaixo ficava o relógio de fabricação inglesa com mostrador transparente. Esses equipamentos foram paulatinamente sendo desativados.

Desde o ano de 2000 a Torre Malakoff é um centro cultural com oito salas de exposição e um anfiteatro na área externa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário