sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A Capitania de Pernambuco

A conquista das regiões do Brasil feita, com o favor de Deus, pelas armas da Companhia Geral das Índias Ocidentais, compreende quatro capitanias, a primeira das quais, a maior, a mais rica, a mais produtiva e populosa, é a Capitania de Pernambuco.

Esta capitania de Pernambuco tem os seguintes limites: ao Sul extrema com a Capitania de Sergipe d'el Rei pelo rio São Francisco, que demora aos 10°20' de latitude meridional e ao Norte com a Capitania de Itamaracá, situando-se a linha divisória a meio rio adiante da pequena cidade Schkoppe [Vila Velha] sita na ilha de Itamaracá, e correndo daí diretamente ao ocidente, segundo a bússola, e indo encontrar a terra firme defronte da mesma ilha, no lugar onde foram fixados os marcos na altura de 75°50'.

Do rio São Francisco ao cabo Santo Agostinho a costa corre geralmente sudoeste nordeste por espaço de 33 milhas, e do dito cabo até a ilha de Itamaracá norte quarta a oeste e sul quarta a leste obra de 13 milhas. Assim esta capitania tem um litoral de 46 milhas.

Os seus portos principais, próprios para abrigar navios grandes, são o Recife de Olinda, Cabo Santo Agostinho, atrás da ilha de Santo Aleixo, Barra Grande, no das Pedras, o seu Lagamar, porto de Jaraguá, porto dos Franciscos, Coruripe. Tem também, rios próprios para barcos e embarcações pequenas, como o das Jangadas, de Serinhaém, Formoso, Una, Camaragibe, Santo Antônio Grande, as Alagoas, São Miguel e rio São Francisco, o qual, apesar de ser um grande rio, não tem barras ou portos capazes.

Esta capitania de Pernambuco se divide em quatro jurisdições, das quais a principal é a câmara da cidade de Olinda; a segunda e a mais antiga é a câmara de Igarassú; a terceira, é a câmara da Vila Formosa de Sirinhaém; a quarta, que nunca teve câmara, sendo dirigida pro libitu do mais poderoso do lugar, começa ao sul da jurisdição de Serinhaém e se estende até o rio São Francisco.

  
Breve discurso sobre o estado das quatro capitanias conquistadas de Pernambuco, Itamaracá, Paraíba e Rio Grande, situadas na parte setentrional do Brasil

J. Maurice Conte de Nassau
M. van Ceullen
Adriaen van der Dussen

14 de janeiro de 1638, Recife


traduzido por José Hygino Duarte Pereira
revisado por José Antônio Gonsalves de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário