sábado, 23 de fevereiro de 2013

Zacharias Wagener

Nascido em Dresden, Alemanha, no dia 10 de maio de 1614, Zacharias Wagener, filho de um pastor protestante, ainda jovem foi para Hamburgo e em seguida trabalha na livraria de Joan Blaeu, afamado editor de Amsterdam. Em 1634 alista-se na Cia. das Índias Ocidentais e é enviado ao Recife como soldado.

Com a chegada de Maurício de Nassau em 1637, Wagener, que já aprendera a língua portuguesa e convivia com os índios, é nomeado despenseiro do Conde. Influenciado pelos artistas da corte de Nassau, Wagener passa a registrar através de aquarelas, aspectos da fauna, flora e dos habitantes do Brasil holandês.

Zacharias Wagener colecionou 109 aquarelas em um livro denominado Thier Buch (Livro dos Animais). Neste trabalho estão representados mamíferos, aves, peixes, crustáceos, insetos, vermes, diversas frutas e plantas encontrados no Brasil holandês. Wagener pintou também índios, negros e mestiços que habitavam nossa terra naquela época. Todas as figuras eram acompanhadas do nome e às vezes de uma descrição. Mostrou cenas do cotidiano do Recife, inclusive da Rua dos Judeus (hoje Rua do Bom Jesus) quando da venda de escravos africanos.

Wagener, apesar de ter convivido com artistas e intelectuais desde a Europa, não tinha formação científica nem artística, mas foi um dos primeiros a retratar a fauna, flora e habitantes não europeus do Brasil e um dos poucos a apresentar o que ele próprio viu. Procurou faze-lo de maneira fidedigna, afastando as crenças fantasiosas sobre animais e plantas monstruosas que as pessoas do Velho Mundo acreditavam existir na América.

Em 1641, Zacharias Wagener voltou para a Europa, primeiro para a Holanda e depois seguindo para a Alemanha a fim de rever sua família. Como aventureiro que era, poucos meses depois retorna a Amsterdam onde alista-se agora na Cia. das Índias Orientais (VOC) viajando por todo o Oriente. Ocupou diversos cargos de expressão na VOC inclusive o de Governador da Cidade do Cabo. Morreu em 1° de outubro de 1668 em Amsterdam, onde foi enterrado.

No Thier Buch estão as oito figuras humanas (índios e negros) que foram posteriormente pintadas por Albert Eckhout na Holanda com pequenas alterações e com estética mais suave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário