quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Fortes do Recife

Forte de Bruyn – é um belo forte quadrangular situado entre o rio Beberibe e o mar, no caminho que vai para Olinda, com dois baluartes completos e dois meio-baluartes. Os meio-baluartes estão localizados do lado da maré e as extremidades deles estão ligadas umas ás outras por uma linha de paliçadas. No meio dessa linha fica uma cortina de madeira, à prova de tiro de mosquetes, para flanquea-la de ambos os lados. Em razão de sua localização não pode ter fosso, mas é cercado por duas linhas de paliçadas e com estacas por cima. Os quartéis, o corpo-da-guarda e as portas foram feitas conforme se requeria. A casa da pólvora é razoável e as baterias estão em perfeito estado, estando nelas montadas as seguintes peças: 02 24lb, 01 18lb, 02 16lb, 01 10lb, 02 8lb, 02 6lb, 02 cortadas 6lb e 02 3lb (14 peças de bronze).

Forte Waerdenburgh ou O Triângulo – foi primitivamente um forte quadrangular, na confluência dos rios Capibaribe e Beberibe, numa ilha, com três baluartes em direção das Salinas, de onde podia ser aproximado; o quarto angulo era em direção de Antônio Vaz e não tinha baluarte, porque desse lado esperava-se pouco perigo. Nesse reduto há uma pequena casa de pólvora e em cada bateria estão montadas as seguintes peças: 02 5lb e 02 3lb (bronze); 03 5lb e 02 4lb (ferro).

Castelo da Terra ou São Jorge – é um castelo quadrangular no caminho ou dique entre o forte de Bruyn e o Recife, todo construído de pedra de cantaria. Na direção do forte do Brum e da cidade de Olinda tem um bastião completo e um meio-baluarte, o qual baluarte completo e dois meios-baluartes flanqueiam três lados; o lado dório é curvado a modo de tenalha, de modo que também este parcialmente pode  ser flanqueado. Este castelo está servindo há algum tempo como hospital e não tem atualmente guarnição, mas dispõe das seguintes peças de ferro: 09 6lb, 01 10lb, 01 4lb.

Forte Ernesto – é um belo forte quadrangular que circunscreve o convento com dois baluartes completos e dois meios-baluartes, situados do lado do rio, cujos pontos extremos estão ligados entre si por um muro que corre ao longo do rio, no qual fica a saída. No meio desse muro fica uma estacada de madeira, que varre todo o muro que, sem isso, não teria flancos. Este forte tem uma muralha bem pesada e também um fosso largo, mas não profundo. O forte tem cinco baterias, além da estacada de madeira, as quais estão montadas assim: 01 24lb, 01 20lb, 01 16lb e 02 12lb (bronze); 02 13lb e 01 2lb (ferro).

Forte Frederico Henrique ou As Cinco Pontas – é um grande forte pentagonal regular, com baluartes completos e tem uma pesada muralha e parapeito em redor com uma paliçada de faxina. Dentro estão dois baluartes isolados com paliçadas contra o parapeito. De fora, em direção ao Amélia, ficam dois hornaveques, arruinados na maior parte, e com as frentes parcialmente desmanteladas. Tem cinco baterias nos pontos e dez nos flancos, com as seguintes peças: 02 24lb, 01 18lb, 05 12lb, 03 8lb, 04 6lb e 01 6lb (bronze); 02 16lb, 02 8lb e 3 6lb (ferro).

Forte Príncipe Guilherme – é um grande forte quadrangular regular, situado no rio dos Afogados, com quatro baluartes completos. Tem fortes muralhas e parapeitos, com duas banquetas fora, na berma, com uma paliçada, e fora desta um fosso bem largo e razoavelmente profundo. Dentro há bons quartéis, corpo da guarda e casa da pólvora, com uma nova porta abobadada, sobre a qual está o alojamento do comandante. As baterias estão montadas segundo as necessidades, assim: 02 24lb, 02 18lb, 01 12lb, 02 8lb, 02 5lb e 02 3lb (bronze); 01 6lb e 01 5lb (ferro).


Relatório dos Conselheiros Hamel, Bullestrate e Bas ao Conselho dos XIX
1646

Nenhum comentário:

Postar um comentário