terça-feira, 19 de março de 2019

Visita aos Arrecifes

O engenheiro francês Louis-Léger Vauthier vem para o Recife em 1840 a convite do então Barão da Boa Vista, Francisco do Rego Barros, presidente da província de Pernambuco, para implementar obras no Recife e nas localidades vizinhas. Foi responsável pelo projeto e construção do Teatro de Santa Isabel, a ponte pênsil da Caxangá, projeto para distribuição de água potável e tratamento de águas servidas no Recife, do levantamento da planta da cidade, além de um mapa topográfico da província de Pernambuco.

Tendo partido do porto de Le Havre, França,  em 24 de julho de 1840, chegou ao Recife em 8 de setembro. No dia 7 de outubro o engenheiro Vauthier faz um passeio pelos arrecifes, assim descrito por ele em seu diário:

Visitei esta manhã o pequeno farol do Recife e o próprio recife. Fiz essa excursão num escaler¹ do Arsenal de Marinha, acompanhado pelo inspetor e pelo fiel² Acates.

Partimos às seis horas. Visitamos primeiro o farol – construído sem gosto e de forma pouco racional. Muito malconservado, data de 1817. Seu sistema de iluminação é constituído de 21 refletores parabólico, reunidos em três fileiras horizontais, sobre as três faces de um tronco de pirâmide triangular equilátera. Os sete refletores correspondentes a uma das faces tem do lado esquerdo vidros vermelhos. Os refletores de cada face são paralelos ao mesmo eixo e a luz é rotatória, movida de modo primitivo. O farol tem três luzes – duas brancas e uma vermelha.

Depois disso, percorri o recife. Em vários pontos, o mar agitado passava por cima da cadeia de rochedos. Desembarquei duas vezes, a princípio só com Monsieur Boulitreau³, depois uma segunda vez com o inspetor e alguns marinheiros. Da última vez, demos uns 400 passos pelo recife que, nessa parte, forma uma espécie da calçada lisa em sua superfície geral e tem cerca de 30 metros de largura. A massa do rochedo é de um grés4 fortemente aglutinado e muito fino. Em alguns lugares a superfície é irregular, em certos pontos, coberta de escassa vegetação marinha de textura mucilaginosa; em outros, há pequenas conchas – de forma especial, muito comuns nas costas da Bretanha – presas fortemente ao rochedo em que vivem.

Extraído do livro Pontes e Ideias de Claudia Poncioni, CEPE Editora

1 – escaler é um pequeno barco, ou bote, que serve para transporte de passageiros e/ou carga entre um navio e a praia ou porto e vice-versa.
2 – fiel é um antigo cargo da Intendência da Marinha.
3 – Pierre-Victor Bolitreau foi um engenheiro francês que veio com Vauthier para o Recife, tendo sido responsável por diversas obras. Depois tornou-se proprietário de um engenho de açúcar no Cabo de Santo Agostinho. Faleceu em 1882 no engenho São João.
4 – grés ou arenito é uma rocha sedimentar composta de grãos de areia unidos por material silicoso ou calcário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário