quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Homenagem

Segue relação dos principais pesquisadores que obtiveram informações sobre as aventuras holandesas no Brasil. São homens que dedicaram e dedicam seus esforços para elucidar esta importantíssima etapa da história da nossa pátria, quando ainda nem pátria ela ainda era.

FRANCISCO ADOLFO DE VARNHAGEN. Nascido na cidade paulista de São João de Ipanema em 1816, publicou diversos livros sobre a história do Brasil, dentre os quais Historia Geral do Brazil (1854) e História das Lutas Com Os Holandeses no Brasil em 1871, após pesquisa nos arquivos dos Estados Gerais das Províncias Unidas na Holanda. Pelos importantes serviços prestados ao país como diplomata e pesquisador, recebeu o título de Visconde de Porto Seguro. Morreu em Viena, Áustria em 1878.

JOSÉ HYGINO DUARTE PEREIRA. Advogado recifense nascido em 1847, ocupou diversos cargos públicos eletivos no executivo e legislativo, atuando também no judiciário nas esferas estadual e federal. Através de visita aos arquivos da Cia. das Índias Ocidentais em Amsterdam, obteve cópias e depois traduziu para o português centenas de documentos hoje pertencentes ao Instituto Histórico e Geográfico de Pernambuco. Faleceu na cidade do México, em dezembro de 1901, quando representava o Brasil em uma conferência Panamericana.

ALFREDO DE CARVALHO. Nasceu em Recife no ano de 1870. Iniciou o curso de engª civil em Hamburgo, Alemanha, mas só o concluiu na Escola Politécnica da Filadélfia. Trabalhou na Estrada de Ferro Central do Brasil no Rio de Janeiro e posteriormente na Central de Pernambuco. Sendo fluente em alemão, inglês, holandês, francês, italiano e espanhol, traduziu para o português as obras Diário de um Soldado da Cia. das Índias Ocidentais, Olinda Conquistada, e o Diário de Expedição de Mathias Beck ao Ceará. Foi membro da Academia Pernambucana de Letras, dos Institutos Arqueológicos, Históricos e Geográficos de Pernambucano, da Bahia e do Rio Grande do Norte, da Academia Cearense, do Centro de Ciências, Artes e Letras de Campinas, da National Geographical Society e da Anthropological Society, nos Estados Unidos. Morreu no Recife em 1916.

JOSÉ HONÓRIO RODRIGUES. Nasceu em 1913 no Rio de Janeiro. Advogado e historiador, publicou uma dezena de livros, sendo o primeiro em 1940, com o título Civilização Holandesa no Brasil. Foi membro da Academia Brasileira de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, da Academia Portuguesa da História, da American Historical Association (EUA), da Royal Academy of History (Inglaterra) e da Sociedade Histórica de Utrecht (Países Baixos). Morreu em 1987.

JOSÉ ANTÔNIO GONSALVES DE MELLO. Nascido no Recife em 1916, formou-se em Direito e auxiliou Gilberto Freyre nas pesquisas para o livro Casa Grande & Senzala. Em 1947 publica o clássico Tempo dos Flamengos e em 1960 a obra Estudos Pernambucanos, resultado de suas pesquisas em arquivos europeus. Publicou também Gente da Nação. Cristãos-novos e judeus em Pernambuco 1542-1654 (1989). Tendo coletado por 40 anos imensa documentação sobre a presença holandesa no Brasil, é considerado o mais importante pesquisador sobre o assunto. Faleceu em 2002.

EVALDO CABRAL DE MELLO. Nasceu em Recife em 1936. Foi embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Espanha, França, Suíça, Portugal e Trinidad e Tobago. Dentre outros, publicou os livros: Olinda Restaurada: Guerra e Açúcar no Nordeste, 1630-1654; Rubro Veio: O Imaginário da Restauração Pernambucana; O Negócio do Brasil: Portugal, os Países Baixos e o Nordeste, 1641-1669; Nassau. Governador do Brasil Holandês e O Brasil Holandês (organizador).

LEONARDO DANTAS SILVA. Recifense nascido em 1945, formou-se em Direito, tendo trabalhado como jornalista por mais de 20 anos no Recife. Ocupou diversos cargos executivos em orgãos municipais e estaduais ligados a cultura em Pernambuco. Seguindo orientação do mestre José A. Gonsalves de Mello, visitou diversos arquivos em Portugal e na Holanda, tendo publicado dezenas de livros e artigos, além de prestar consultoria para o Instituto Ricardo Brennand e o Instituto Cultural Bandepe. Dentre suas obras, destacamos: Holandeses em Pernambuco 1630-1654, Arruando pelo Recife e O Brasil e os Holandeses: 1630-1654. É sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e efetivo do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano e sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.

JOSÉ LUIZ MOTA MENEZES. Arquiteto, é especialista em história arquitetônica do Recife e professor do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Conservação do Patrimônio da UFPE. É membro do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, do Conselho de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura do Recife e do CREA. Tem vários livros e artigos publicados no Brasil e no exterior, dentre os quais o Atlas Histórico e Cartográfico do Recife.

MARCOS GALINDO. Doutor em história pela Universidade de Leiden, Holanda, e professor da UFPE no Departamento de Ciência da Informação, é membro do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. Publicou o livro Guia de Fontes Para a História do Brasil Holandês e organizou o Viver e Morrer no Brasil Holandês. Coordena o projeto Monumenta Hygina para digitalização da coleção de José Hygino.

Nossas humildes homenagens à sua dedicação e inteligência!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário