segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Invasão Projetada

Os holandeses já tinham a intenção de tomar a colônia brasileira aos espanhois (seus inimigos) e portugueses havia tempo. Em 1624, Jan Andries Moerbeeck publicou na Holanda um documento intitulado "Motivos Por Que a Companhia das Índias Ocidentais Deve Tentar Tirar ao Rei da Espanha a Terra do Brasil", onde demonstra grande conhecimento da situação do Brasil. Seguem alguns trechos:

"Embora a terra do Brasil seja maior do que toda a Alemanha, França, Inglaterra, Espanha, Escócia, Irlanda e os dezessete Países Baixos juntos, e embora os portugueses se tenham fixado em umas boas quatrocentas milhas, ao largo das costas marítimas, sendo eles milhares em número, contudo há apenas dois lugares mais importantes do mesmo país, isto é, Bahia e Pernambuco. E, em tendo sido os mesmos ocupados e fortificados e em sendo feito algumas fortificações em certos lugares, colocando nelas algumas guarnições competentes, a Cia. das Índias Ocidentais não somente se tornará senhora do país inteiro, como poderá manter a sua posse."

"Os soldados e marinheiros obterão, também, muita presa, tanto em moeda corrente como em jóias, pratarias, vestidos preciosos, linho e outras coisas, uma vez que, estando essas duas cidades tão perto do mar e sendo de tão fácil acesso, não terão os seus habitantes tempo para transportá-los, ocultá-los, ou mandá-los para outros lugares. Se a C.I.O. permitir, de boa vontade, essas pilhagens, obterá tão grande reputação que, em todos os tempos, poderá dispor de tanto pessoal quanto precisar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário