quinta-feira, 19 de abril de 2012

1ª Batalha dos Guararapes

Após o início da Restauração Pernambucana em 1645 os holandeses foram fechados em um cerco ainda mais apertado no Recife.

Desde a época de Nassau que o Conselho Supremo fazia constantes reclamações à Cia. das Índias Ocidentais e aos Estados Gerais sobre a falta tropas e munição de guerra e de boca para consolidar suas posições no Brasil fazendo frente aos luso-brasileiros que pressionavam fortemente os redutos batavos.

No dia 18 de março de 1648 aporta no Recife esquadra do almirante de With com 6000 homens para romper o cerco do Recife e região. Depois das providências de praxe o general alemão von Schkoppe desloca 4500 homens seguindo em direção a Afogados às sete horas de 18 de abril onde receberam algumas peças de artilharia vindas pelo rio.

Informado da movimentação dos holandeses, o mestre-de-campo general Barreto de Menezes e seu conselho de guerra decidem dar combate aos inimigos posicionando sua força principal nos Montes Guararapes e uma vanguarda numa estreita faixa de terra entre os alagados e as elevações. Estas tropas contavam com pouco mais de 2000 homens.

No dia 19 de abril as tropas holandesas saem cedo de Afogados e marcham para os Guararapes. Por volta das 8 horas a vanguarda invasora se engaja com as tropas luso-brasileiras. Observando a desvantagem de suas fileiras, Barreto de Menezes aciona suas reservas, entrando em combate os terços de Henrique Dias e Felipe Camarão pelos flancos e o de Fernandes Vieira pelo centro.

De início, os luso-brasileiros rompem as linhas inimigas e lhe tomam a artilharia, munição e mantimentos, mas os holandeses também lançam suas reservas e conseguem rehaver sua posição e apetrechos. Neste momento as tropas de Schkoppe se veem em meio aos pântanos e com a mobilidade dificultada. Menezes envia então o terço de Vidal de Negreiros que liquida os holandeses.

A batalha durou quatro horas com cerca de 1000 baixas holandesas entre mortos e feridos, inclusive o general Schkoppe ferido no pé, que se retirou com os remanescentes para o Recife. Perderam também os holandeses uma peça de artilharia em bronze, armas diversas, munições e 33 bandeiras deixadas no campo de batalha. As tropas de Barreto de Menezes perderam cerca de 500 homens.

Por sua importância no contexto da libertação de Pernambuco e na criação da pátria brasileira, 19 de abril foi instituído o Dia do Exército Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário