quinta-feira, 5 de abril de 2012

Petição a Nassau

Illm. Sr. João Maurício, Conde de Nassau, Dignissimo Governador, Capitão e Almirante General de mar e terra do Estado do Brasil:

A Camera da villa de Olinda, como mais populosa e principal entre as mais cameras do povo de Pernambuco e de todo o Estado conquistado, tendo experimentado as benignas acções de V.Exc. a benevola propenção que tem a este povo e a todos os moradores deste Estado, e desejando constituir em a illustrissima pessoa de V.Exc. um refugio perpetuo e firme asylo e patrocinio contra as inconstancias da fortuna, tenham aqui e em Hollanda um padroeiro que os ampare e favoreça os povos e moradores do Brasil que com tanto amor governa.
Pede com amoroso affecto a V.Exc. seja servido aceitar chamar-se padroeiro seu, quando os mui altos e poderosos Senhores Estados Geraes das Provincias Unidas e S.A. o Principe de Orange sejam servidos concederno-lo.
Por penhor desta mercê pedimos a V.Exc. nos despache esta petição como pedimos.

Manoel Ribeiro de Sá,
Secretario da Camera de Olinda



Sempre tive ao povo portuguez e a todos os moradores deste Estado a affecção de que tem experiencia, e de novo farei o que a Camera da villa de Olinda me pede nesta petição, e mais particularmente, quando Deus for servido levar-me a Hollanda, estarei sempre certo, como bom intercessor, com muito boa vontade pera tudo que ahi se offerecer aos moradores do Brasil com os Senhores Estados Geraes e S.A. e Concelho da illustre Companhia.

Antonio Vaz aos 3 de agosto de 1639
Mauricio, Conde de Nassau

Nenhum comentário:

Postar um comentário