quinta-feira, 12 de abril de 2012

A Resposta de Henrique Dias

Tentando fazer com que os luso-brasileiros se debandassem para seu lado, os holandeses sistematicamente espalhavam cartazes prometendo perdão e premios aos que lhes jurassem fidelidade.

O comandante Henrique Dias lhes enviou a seguinte resposta:

Esta variedade de papeis que os meus soldados acham pelos caminhos são folhas de que sempre conhecemos a flor. A experiencia não lhes tem ensinado que o negro nem recebe outra cor nem perde a que tem?

O que VV.SS. imaginam suborno nestes cartazes de perdão é para cada um dos meus negros cartel de desafio. Matar-se-hão facilmente com quem lhes fallar em dominio hollandez. Não se cançem com esta invenção de enganos, porque lhes não ha de sahir a sorte favoravel que estes meus morenos não teem por boa sorte senão a que fazem no sangue hollandez.

De quatro nações se compõem este regimento: Minas, Ardas, Angolas e Creoulos. Os Creoulos são tão malcreados que não temem nem devem; os Minas tão bravos que aonde não podem chegar com o braço chegam com o nome; os Ardas tão fogosos que tudo querem cortar de um golpe; os Angolas tão robustos que nenhum trabalho os cança.

Se VV.SS. consultaram commigo esta industria, excusara-lhes eu a diligencia de os advertir de que esta gente não é a que se leva por arte, e assim lhes aconselho que se valham da força, mas também lhes asseguro que sem os matar a todos, nunca se hão de ver livres de contrarios.


Henrique Dias
Governador dos Negros

Nenhum comentário:

Postar um comentário