sábado, 21 de abril de 2012

A Perda do Brasil

"A posse desse belo país, para nós, foi de curta duração; perdemo-lo por negligência e erros da própria Companhia das Índias Ocidentais que o conquistara; por isso tratarei de provar quanto é merecida a expressão verzuimd Braziel (o Brasil desprezado), criada pelo nosso poeta nacional van Haren e atualmente proverbial quando se alude à nossa antiga colônia do Brasil. Mas, por outro lado, reconhecer-se-á serem os grandes homens, que ali se distinguiram, como guerreiros ou como administradores, merecedores da nossa relevante homenagem.

Entre essas figuras notáveis, o Conde Maurício de Nassau ocupa um dos principais lugares e nós nos sentimos bem em fazer justiça à memória desse príncipe, digno rebento de um dos ramos da ilustre família Nassau, que soube contribuir para a prosperidade do Brasil Holandês durante os 8 anos de seu salutar governo.

Frequentemente, ressaltar-se-á o heroísmo e o espírito empreendedor dos holandeses. Estávamos, então, no apogeu da nossa glória e do nosso poder. Tornava-se preciso que um povo saísse do nada, espalhando a vida e a luz por todos os espíritos, a abundância por todos os mercados; um povo que emprestasse grande atividade à circulação dos produtos, das mercadorias, do dinheiro, e que, incentivando o consumo, animasse a agricultura, o comércio e todas as modalidades da indústria. A Europa deve aos holandeses todos esses benefícios".

O nome de Vieira, esse corajoso chefe que expulsou os holandeses do Brasil, faz jus bastante à admiração de seus compatriotas. Seria lamentável viesse a caber essa tarefa a um estrangeiro, porque Vieira é um desses nomes pouco comuns em cada povo, que não pertence a nenhum partido, mas à nação inteira e que honra a todos os seus patrícios.

Vieira libertou a sua terra de um domínio repelido pela população e contrário a suas ideias religiosas. Os brasileiros, de então, não podendo ainda formar uma nação independente, voltaram a ser portugueses e católicos. Quase duzentos anos mais tarde, em 1822, emanciparam-se de outro jugo que não correspondia a seus ideais políticos: o Brasil se sentiu forte, declarou- se independente; e esse país, antigamente colônia desprezada, é agora um dos mais ricos impérios, a que o futuro destina um dos mais destacados postos entre as grandes potências".

Haia, fevereiro, 1853.

Pieter Marinus Netscher
Tenente dos Granadeiros do Exército Real dos Países-Baixos

Nenhum comentário:

Postar um comentário